domingo, 12 de maio de 2013

Evolução do voo


O voo foi sem dúvida foi uma das grandes conquistas dos animais ao longo da evolução, os primeiros seres vivos a conquistar os ares foram os insetos, vários milhões de anos depois surgiram os répteis voadores os "pterossauros", depois foi a vez das aves e por último dos morcegos. Cada grupo evolui de forma independente, foram evoluções convergentes que deu a cada um desses animais a habilidade de voar. Nas aves são várias as teorias sobre o surgimento do voo.
Existem atualmente duas teorias que tentam explicar a evolução do voo nos ancestrais das aves: a teoria arborícola e a teoria terrícola.
A teoria arborícola considera que os ancestrais das aves vivam no topo das árvores e pulavam de galho em galho entre elas. De acordo com esse modo de vida, os indivíduos que se deslocassem mais e mais precisamente nas árvores teriam vantagem para escapar de predadores, buscar um parceiro e até alimentos. Daí aqueles que tivessem estruturas que permitissem maior força de ascensão e maior planação teriam mais sucesso. Segundo essa hipótese, os ancestrais das aves passaram por estágios intermediários antes de alcançarem o sucesso do vôo batido.
Já a teoria terrícola afirma que os ancestrais das aves eram corredores bípedes e usavam suas asas primitivas para capturar presas contra o solo, derrubá-las no chão ou ainda para saltos horizontais sobre as presas.









Um comentário: